quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Camping Special

O movimento repete-se todos os anos naquele fim de semana... é quase religioso. Se calhar até é. Aqui perto, na Praia da Costa Nova celebra-se a Srª da Saúde no último Fim de Semana de Setembro. Coincidência?
 
Desde 2008 tenho ido. O conceito mudou e a logística diferenciou os verdadeiros amantes da cena.
 
Fui "às escuras" na primeira vez e o Tupperware com duas coxas de frango e duas Sagres "mornas" numa mocila quase vazia... Nunca adivinharia que havia máquina de finos ou mesas compridas e grelhadores repletos. Da segunda fiz autocolantes e uma Sopa de Lavrador que deixou saudades, repetindo-se apenas no ano seginte e nunca mais; assim se dicidiu e de tal também fui apologista.
 
Este ano fui pela primeira vez de carro para ficar uma de duas noites. A pequena Francisca fez questão de ir e até aos 7 anos será assim. A razão e o conforto que merece me obriga a tal. A tenra idade não foi impedimento para nada, a excitação da novidade originou sorrisos mil e uma noite tranquila e diferente para ela e para mim. Foi a primeira vez que acampámos juntos. Comemos o lanchinho que fizemos em casa e cozinhámos o jantar na casinha de madeira do Hans junto à Roulote-Biblioteca na companhia dos primeiros ScooterPTcampistas. Esparguete e Omoletes de Atum e Cogumelos. Vinho caseiro para partilhar. Não houve pacotes de esquisitices desidratadas nem sandes plastificadas compradas à borda da estrada. Usei o Campingás e um Trem de Campismo com mais de trinta anos, usado também pelo meu Pai. Cozinhei ali tudo e soube bem.
 
Os aposentos foram neste local. A Francisca esteve só uma noite. O Vespão chegou só no sábado. Troquei o confortável colchão de 15cm de fofinha esponja por uma esteira de espuma e o edredão de penas pelo fiel saco-cama de sempre, quando vim trazer a Pequena a casa. Desci a EN109 sozinho e ainda fui almoçar num pinhal junto da Praia de Vieira. Obrigado Rui Ferrari. O pessoal estava a arrancar da Lagoa de Ervideira e rumava à bela da esplanada! Boa estrada. Bons esticanços. Bom almoço sentado nas agulhas aquecidas pelo Sol do meio da tarde. Recusei comer do tacho na esplanada e fugi por momentos; até ser "caçado" pelo Paulo Salgado que chegava naquele momento, na teimosa e pesada CN que se recusou a ir à areia... 
 
Passei por este "ciclista longo" três ou quatro vezes. De manhã quando vim trocar a Lata pelo Vespão ele ia ali antes da Figueira. Deve ter ido apanhar umas ondas ao Cabedelo ou assim, depois ao chegar ao Tamanco tirei esta foto e na Estrada do Atlântico voltei a vê-lo... (fiz esta estrada noutra altura e com um piso ligeiramente "diferente")
 
O local do almoço. O tacho e o alentejano caseiro. Estava mesmo bem instalado e com a Parka a servir de pouso!
 
Na cavaqueira. A curtir a réstia de sol. A familiarizar. O ScooterPT assim o permite.
 
No regresso ao Tamanco a malta comprou uma cenas em conjunto para um churrasco. Não estava assim escrito mas foi bom ver o improviso de todos.
Eu já tinha o meu jantar providenciado e foi só acender o Campingás. Cada um desenrasca-se. Uma noitada digna de registo. Mas... what happens in tamanco stays in tamanco!
 
A mais bonita é a T5 do M&K.
 
Por fim a mais especial! Já na minha chegada a casa e que perguntou logo quando iamos outra vez acampar!

 
E eu prometi-lhe que agora iria comigo sempre e dali para a frente.

5 comentários:

  1. Bom post, Barreto.
    A minha pequena Beatriz também adora acampar e está sempre a perguntar se é mesmo aos 7 anos que pode começar a andar na nave... Está quase.

    Abraço,
    Vasco

    ResponderEliminar
  2. O Camping está a ficar inundado de Franciscas. Duas, pelo menos, a minha e a tua. Gostei do improviso deste ano. Do teu e do de todos. O Camping estabilizou. Ainda bem que estabilizaste connosco. São elas (e todos, aliás) que podem dar uma continuidade bem longa a este nosso devaneio que é: estar com amigos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este foi o meu primeiro camping e espero que não tenha sido o último.
      Espero que para o ano lá estejamos todos de novo, para mais um magnifico fim de semana juntos.
      Não sei como foram os outros campings, excepto pelo que li e me contaram, mas esta foi sem dúvida uma das minhas melhores experiências de moto/scooter destes 20 anos em que ando nestas andanças.
      E este foi o melhor relato de um camping que alguma vez li...

      Eliminar
  3. Enganei-me e respondi ao Rui em vez de comentar o teu blog... Consegues corrigir?
    Desculpa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. fica publicado e vai dar ao mesmo. obrigado a todos. este vosso escriva gosta de partilhar assim estas palavras e imagens...

      Eliminar